Frankia Virtual – Inclusão Digital

 15248554822_1ed4d26543_q 15248680912_c228461824_q 19375276562_a5bf21c276_q 20098609983_41c1b6d207_q 24528583729_6c02e10200_q

A Frankia Virtual há mais de 15 anos, vem lutando para inserir a consciência digital nos seguimentos em que atua, seja no espaço privado, como nas consultorias empresariais ou em projetos dinâmicos junto a orientação para professores da rede pública. Por exemplo o professor Claudio Marcellini, líder junto as ações sociais do grupo, viaja pelo Brasil promovendo palestras sobre Inclusão Digital, em sindicatos, associações, faculdades, Igrejas e eventos.

 Ao logo dos anos pode-se perceber que o a Inclusão Digital é uma realidade cada vez mais presente na vida de todos, e já passou por muitas fases como:

-fase do desconhecimento pleno

-fase da descoberta;

-fase da desconfiança;

-fase da rejeição;

-fase do amadorismo;

-fase do amadurecimento etc.; e é fato que, nada pára o avanço da locomotiva digital, para onde quer que nos posicionemos ali já está presente algo tecnológico.

 É compreensivo que ainda seja possível encontrar muita coisa que são consideradas dispensáveis por alguns; a quantidade de aplicativos para ver horas por exemplo, é visto por uns, como algo desnecessário.

Agora, temos também uma infinidade de possibilidades que podem nos ajudar no dia a dia, vemos pessoas que se reúnem para economizar no mercado, na gasolina, nas compras com remédios, pessoas que dividem seu conhecimento ofertando aulas grátis, seja está uma matéria escolar ou um uma receita de bolo, ou como resolver um problema mecânico, em fim não há dúvida que a Inclusão Digital está presente na vida de todos.

A fase atual do avanço digital, é difícil de se definir, isso por que, a Inclusão Digital ocorre de forma ainda desigual com cada indivíduo. Nos jardins do vale do silício, é possível encontrar pessoas muito mais imersas do conceito real de inclusão digital do que no Brasil, assim como também afirmo que aqui no Brasil há muitas pessoas que são muito superiores, que muitos daqueles formados no mesmo vele do silício.

 Qualquer projeto ou evento educacional, pode apenas, colocar à disposição informações, métodos e exemplos, pode até fazê-lo experimentar, mais a consciência educacional é individual, o discernimento é individual.

Veja, em aula de matemática após um exercício onde todos receberam a mesma palestra, é possível que quando postos a prova que, cheguem a resultados diferentes. Ao observarmos o histórico da inclusão digital, podemos ver que ainda há todas as fases da inclusão digital acontecendo, ainda é possível encontrar aqueles que rejeitam a ideia, aqueles que aceitam mais desconfiam, que aceitam mais não usam, aqueles que usam e estudam a respeito, mais podemos tratar isso em três grandes grupos:

  • 1-Aqueles que não estão conscientes; que mesmo estando cercados pelo mar de tecnologias, acham que isso é uma conversa futurística.

  • 2- Aqueles conscientes mais não Inclusos Digitais; estes possuem o smartphone atualizados, sabem de todas as novidades com uma velocidade impressionante, mas fazem uso de tudo apenas para sua distração e diversão, disfarçados pelo apelo do tipo “isso me aproxima daqueles estão longe” ; deixam os mais próximos cada dia mais distantes, é comum relatos de que os tradicionais almoços de domingo estão cada vez mais sem diálogos, e que se parecem muito com antigas reuniões religiosas onde o patriarca pedia que todos abaixassem a cabeça para fazer uma oração, mais agora abaixar a cabeça não é sinal reverencia mais sim, para ver o ultimo vídeo engraçado da rede.

  • 3- aquele que é incluído digitalmente; por incrível que possa parecer, este indivíduo pode ser encontrado passando algumas semanas ou meses sem ligar um computador, ele é consciente de que deve usar os recursos para se divertir, mas isso é apenas uma fração, ele usa a tecnologia para estudar, para economizar, para conhecer novas culturas, para gerar recursos e pode ser que seja mal compreendido por estar afrente do tempo, este faz uso de tudo o que lhe cerca para aprimorar e beneficiar o maior recurso digital que existe que é a si mesmo.

 Confesso que me encontro muito mais no 2° grupo. Nada impede a natureza, e falando de Inclusão Digital, assim como o rio que encontra barreiras naturais, encontra meio de contornar e seguir a diante, a Inclusão digital segue.  Existe muita confusão quanto necessidade de formação tecnológica, mais mesmo aquele que tem uma formação na área de T.I pode estar inserido   em qualquer dos 3 grupos.

Gutto Leite

www.frankiavirtual.com

www.claudiomarcellini.org