Este livro não é mais um livro sobre empreendedorismo e sim um trabalho que reúne colaborações em aspectos que poucos autores podem colaborar da forma como o empresário Claudio Marcellini colaborou.

Ele imprimiu neste livro dedicado ao empreendedorismo o tom que o saudoso dramaturgo Nelson Rodrigues gostava de fazer em suas obras: A vida como ela é. Nele encontramos nuances relacionadas a ingratidão, inveja, respeito às leis, a impossibilidade de agradar a todos. Podemos também obter lições do tipo: temos que ser bons para os clientes, mas os clientes também devem ser bons para nós; ou, quem faz o bem prospera de forma sustentável. Aborda o preocupante tema do Custo Brasil para produzir. Dá excelentes conselhos relacionados à mistura perigosas tais como a do dinheiro da empresa com o dinheiro dos donos, ou da amizade com os negócios. Nos põe para refletir sobre a importância de que para podermos estar preparados para receber ajuda, o primeiro passo é reconhecermos verdadeiramente que precisamos de ajuda. Enfim, nos convida a empreender livre de preconceitos, com foco na viabilidade e com ênfase na dedicação e perseverança. Gostei muito. Meus parabéns por mais esta colaboração aos atuais e futuros empreendedores de nosso país.

Rubens Vinha Junior
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá. Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie de São Paulo. Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Armando Alvares Penteado. Pós-Graduado em Gestão Educacional pelo Instituto Claretiano