Os impactos da pandemia no mundo dos negócios fizeram com que muitos empresários, dos mais diversos setores tivessem que se reinventar.
Se na era do arado os grandes latifúndios e o número de escravos eram sinônimos de êxito nos negócios, estes por sua vez conseguiram superar muitas crises, mas sucumbiram diante das novas legislações e da revolução industrial.

Na era industrial, a capacitação poderia ser um diferencial entre ter ou não um emprego, e o volume de produção era o resultado desta capacitação e das inovações tecnológicas inseridas pelo industrial empreendedor.

Tudo mudou na era digital. Hoje o tamanho físico do negócio, e número de empregos podem ser sinônimos de custos e passivos. O mundo cabe na palma das mãos. É um celular, e com ele você pode realizar pesquisas, estudar, trabalhar, gerir e gerar negócios, obter as mais diversas informações e entretenimento.

Durante os 7 dias da semana, nas 24 horas diárias, você pode se conectar com qualquer um de qualquer lugar do planeta.
Se nos anos 90, Bill Gates dizia ” existiram empresas com os negócios na internet, e existiram empresas fora dos negócios”, essa máxima chegou como um tsunami para os empresários brasileiros em 2020.

Muitos ainda não entendiam, ou aceitavam a necessidade de transformação digital, e esta pandemia deu a estes duas opções – Mudem ou Percam os seus negócios.

Os índices de consumo online bateram recordes. As empresas que já surfavam nesta onda digital, estão aproveitando, e lucrando muito com tudo isso. Digo nas vendas diretas e nas suas ações(para aquelas que estão na bolsa). Afinal nesta nova era, o homem mais rico do mundo tem uma loja virtual.
Essa necessidade  trouxe oportunidades que por sua vez irão permitir para aqueles que estavam fora do mundo digital que se renovem, e possam daqui para frente, reduzir custos, romper distâncias, e atender aos seus clientes com um toque no celular, sem o medo de uma nova pandemia, ou obrigados por um lockdown.

O mundo não está mudando, o mundo já mudou.

O difícil agora será encontrar profissionais devidamente capacitados e com experiência de campo para apresentar de forma prática e com resultados, o mundo digital para estes novos interessados nesta mudança que veio definitivamente para ficar.

A pandemia, deu o empurrão que faltava.

Cláudio Marcellini