A Importância da Inclusão digital e o ensino a distância em meio a pandemia.
O mundo parou diante de um vírus mortal, quem iria imaginar que algo tão pequeno pudesse impactar tanto a vida das pessoas e o funcionamento de todo um planeta.
O que fazer? O que mudar? Como superar? Talvez estejam entre os questionamentos mais comuns no dia a dia das pessoas ao redor do mundo.
Em meio a tantas dúvidas e problemas, uma solução ao menos se encontra ao alcance de muitos. Ao alcance das empresas, das pessoas, e principalmente ao alcance dos governos, trata-se da Inclusão Digital.
Não precisa ser um especialista no campo digital ou um leitor assíduo dos jornais diários para observar o que a transformação digital fez nas empresas. As marcas mais valiosas do planeta são de tecnologia e as empresas que vem aumentando exponencialmente o seu valor de mercado e ou o seu faturamento, são justamente aquela maioria de empresas que instituiram a inclusão digital dentro do negócio. Na vida das pessoas, aquelas que se conectaram com o mundo digital e aprenderam a usá-lo como ferramenta de pesquisa, informação e principalmente de geração de valor, também evoluíram significativamente.
Mas o que significa afinal a Inclusão Digital?
Inclusão Digital, não ocorre em sua totalidade somente com o acesso a sinais de internet ou a equipamentos de informática(leia-se computadores, tablets, softwares), se isso fosse possível, as tentativas de projetos de inclusão digital para fomentar a educação das escolas públicas no Brasil não teriam fracassado ao longo das últimas duas décadas.
A Inclusão Digital, ocorre quando é observado um quadro de melhora com o uso adequado da tecnologia da informação. Enquanto o acesso a internet for visto como uma simples porta ao entretenimento digital e os laboratórios de informática forem confundidos com a Inclusão Digital, não teremos uma Inclusão Digital de fato.
O primeiro ponto é observar as características e necessidades de cada região, é fundamental customizar, pois um projeto que deu certo no Sul, pode ser um fracasso no Norte, por isso abra mão de softwares prontos e limitados. O segundo ponto está relacionado a necessidade de capacitação técnica daquele que irá oferecer o projeto, e parte do fracasso dos projetos do gênero no Brasil, ocorreu justamente pela contratação de modelos equivocados, padronizados e que não possuíam profissionais com uma capacidade técnica e vivência pratica no campo. O terceiro ponto está em limitar o acesso a conteúdo das escolas apenas através de um computador já que hoje existem várias outras formas de conexão e a principal delas é o próprio celular do professor e dos pais do aluno.
Os impactos educacionais, econômicos e sociais são imensos, e quanto mais carente uma região, maior serão estes impactos. Se antes da pandemia podíamos falar em melhorar a relação aluno x professor, ampliar os horizontes de conhecimento, reduzir a evasão escolar, neste momento falamos em Não Perder o Ano Escolar.
São poucos os profissionais e as empresas, que realmente podem realizar este tipo de trabalho, sabemos disso, mas estes existem. Fazer o certo com as pessoas certas, este é o caminho.
A solução para melhorar os cenários de ensino no Brasil está nas mãos dos governantes, ao toque de um botão apenas, só depende destes para o ensino melhorar, ou melhor para o ensino Não Parar nesta pandemia.

#Transformação Digital

#inclusão digital